Tapetes e Carpetes, qual a diferença?

Um tapete é um revestimento de piso têxtil que consiste normalmente em uma camada superior de pêlo presa a um suporte. O pêlo era tradicionalmente feito de lã, mas desde o século 20, as fibras sintéticas como o polipropileno, o náilon ou o poliéster são frequentemente utilizadas, visto que essas fibras são mais baratas do que a lã.

A pilha geralmente consiste em tufos retorcidos que são tipicamente tratados termicamente para manter sua estrutura. O termo carpete é frequentemente usado em um contexto semelhante ao termo tapete , mas os tapetes são normalmente considerados menores do que um cômodo e não ficam presos ao chão.

Os tapetes são usados ​​para uma variedade de fins, incluindo isolar os pés de uma pessoa de ladrilhos frios ou piso de concreto, tornando uma sala mais confortável como um lugar para sentar no chão (por exemplo, ao brincar com crianças ou como um tapete de oração ), reduzindo som de caminhar (especialmente em prédios de apartamentos ) e adicionar decoração ou cor a uma sala. Os tapetes podem ser feitos em qualquer cor usando fibras tingidas de maneiras diferentes.

Os tapetes podem ter muitos tipos diferentes de padrões e motivos usados ​​para decorar a superfície. Os tapetes são usados ​​em estabelecimentos industriais e comerciais, como lojas de varejo e hotéis, e em residências particulares.

Hoje, uma grande variedade de tapetes e tapetes estão disponíveis em muitos níveis de preço e qualidade, desde tapetes sintéticos baratos que sãoproduzidos em massa em fábricas e usados ​​em edifícios comerciais para caros tapetes de lã feitos à mão que são usados ​​em residências privadas.

Os tapetes podem ser confeccionados em tear bastante semelhante ao tecido , confeccionado com feltros agulhados , atados à mão (em tapetes orientais ), confeccionados com seu pêlo injetado em um material de forro (denominado tufting), flatwoven, feito de lã ou algodão enganchado em as malhas de um tecido resistente, ou bordado.

O carpete é comumente feito em larguras de 12 pés (3,7 m) e 15 pés (4,6 m) nos EUA e 4 m (13 pés) e 5 m (16 pés) na Europa.

Desde os séculos 19 e 20, quando necessário para carpetes de parede a parede, diferentes larguras de carpete podem ser costuradas com um ferro de costura e fita de costura (anteriormente eram costuradas juntas) e fixadas ao chão sobre uma base acolchoada(almofada) usando pregos, tiras de aderência (conhecidas no Reino Unido como barras de garras), adesivos ou, ocasionalmente, barras de metal decorativas para escadas.

O carpete de parede a parede se distingue de tapetes ou esteiras , que são revestimentos de piso soltos, pois o carpete de parede a parede é fixado ao chão e cobre uma área muito maior.

Etimologia e uso

O termo tapete vem do francês antigo carpite . Uma derivação do termo afirma que o termo francês veio do italiano antigo carpita , do verbo “carpire” que significa arrancar .

O Dicionário Online de Etimologia afirma que o termo “tapete” foi usado pela primeira vez em inglês no final do século 13, com o significado de “tecido grosso”, e em meados do século 14 , “toalha de mesa, ou colcha”.

O Dicionário Online de Etimologia afirma que o termo vem de “… do francês antigo carpite” tecido pesado decorado, carpete, Medieval Latina ou Carpita italiana velha “pano de lã grossa,” provavelmente do latim carpere “para o cartão, coragem”, provavelmente assim chamado porque foi feita a partir desvendado, desfie [d] ed, “arrancou” tecido”. O significado do termo “carpete” mudou no século 15 para se referir a revestimentos de piso.

O termo “carpete” é freqüentemente usado de forma intercambiável com o termo “tapete”. Algumas fontes definem um tapete estendendo-se de parede a parede.

Outra definição trata os tapetes como de qualidade inferior ou de tamanho menor, com os tapetes muitas vezes tendo as pontas acabadas. Uma terceira definição comum é que um carpete é permanentemente fixado no lugar, enquanto um tapete é simplesmente estendido no chão.

Historicamente, o termo “tapete” também foi aplicado a revestimentos de mesa e parede, uma vez que os tapetes não eram comumente usados ​​no chão em interiores europeus até o século XV.

O termo “tapete” foi usado pela primeira vez em inglês na década de 1550 , com o significado de “tecido grosso”. O termo é de “… origem escandinava; compare rugga dialetal norueguês” colcha grossa, “de nórdico antigo rogg” tufo desgrenhado “, de proto-germânico * rawwa-, talvez relacionado a rag (n.) E áspero (adj. ).” O significado de “tapete” “… evoluiu para” colcha, embrulhe “(1590), depois” tapete para o chão “(1808)”.